Qual era a mágica que nos tornou do dia para noite em prisioneiros da imaginação? Que substância, ou similar, nos levava a este delírio?
Não havia mágica muito menos substância. Nós já havíamos nascido prisioneiros da imaginação. Só não sabíamos disso. E a chave para abrir os portais deste novo mundo foi, no começo da história, o RPG.
O RPG é um tipo de jogo. São as iniciais de "Role Playing Game", ou "Jogo de Representação". Pense nos jogos de tabuleiro que você conhece e seus elementos: os peões, representando cada jogador, o tabuleiro, representando o cenário da ação e os dados, inserindo um elemento aleatório aos movimentos estratégicos. No RPG estes mesmos elementos tomam outras proporções. Imagine que o peão possa representar um personagem com várias características, como força, inteligência e destreza. O tabuleiro é todo um cenário sem limites no espaço. Os dados, combinados com as estatísticas de cada personagem, determinam a probabilidade de uma ação acontecer.
Naqueles primeiros anos da faculdade, lá nos idos de 1993, o Mestre Hanada, aluno do 2º ano,aprendia o significado desta sigla. Ele precisava de uma turma para pôr em prática o potencial deste novo mecanismo de diversão.
Esta turma apareceu: era Arcano 9, Haqeen, Hugh, Neanthertal e Malone nos seus respectivos primórdios. Havia também o Iaba e outros muitos. Em breve, estaríamos em volta de uma mesa, ouvindo sobre as crônicas de um mundo onde a aventura nunca tem fim.
O RPG é um mergulho na própria imaginação. O chamado "mestre" (o mestre do jogo) conta uma história na qual os jogadores são os personagens. O delírio é próximo do de se sentir dentro do filme "O Senhor dos Anéis". Para muita gente isso é tedioso. Para nós, era a dose de adrenalina que deixava a vida mais interessante...
Nós queríamos mostrar o que era isso para as outras pessoas. A emoção que tentamos passar no Labirinto é um aspecto da emoção do RPG. E, para passar esta experiência, precisávamos somente de imaginação. Como não inventaram isso antes? Como gastamos o início da juventude sem ter tido contato com essa brincadeira tão simples e colossal?
A faculdade que frequentávamos era de Comunicação e o Malone precisava entregar um projeto para a matéria de Radiojornalismo. O projeto do Malone foi sobre RPG e chamou a turma para dramatizar um jogo.
A rádio-novela era perfeita para mostrar o que era o tal RPG. Nas sessões dos jogos, já usávamos trilhas sonoras para fazer um clima de mistério. Também já representávamos alguns trechos, nos chamados "live-actions" (que significa "ação ao vivo"). A sigla RPG, afinal de contas, significa "jogo de representação". O Malone acabou gravando e montando uma pequena história.
O resultado surpreendeu a professora do curso: "Por que vocês não levam isso para uma rádio comercial?". Era muito animador empreender algo no mundo real com a mesma turma que se juntava para matar monstros imaginários! No final de 1993, gravamos um K7 de demonstração. Uma nova campanha começava...
Em paralelo, o Arcano 9 respondeu a uma vaga de estágio na Rádio USP e comentou por cima, durante a entrevista, da ideia da fita K7. O estágio miou. Mas a Rádio se interessou em ouvir a demonstração.
O projeto era um programa bastante original para a época, por oferecer radionovelas para um público jovem e por apresentar escolhas para a narrativa. Os ouvintes ligavam para a rádio para decidir os rumos da aventura.
Em junho de 1994 estreou o programa "Labirinto, Prisioneiros da Imaginação" veiculado na Rádio USP da capital paulista aos sábados e domingos, das 12:00 às 13:00 horas. Nós, os produtores, tínhamos por volta de 19 anos.
Foram mais de 70 aventuras no 1 ano e meio em que o programa esteve no ar. Por um motivo ou outro, encerramos as transmissões em janeiro de 1996.
Se você se divertir ouvindo tanto quanto nós nos divertimos fazendo, terá uma experiência única.
Obrigado para todos os ouvintes que nos acompanham desde aquela época. Hoje, o Labirinto reluz como chama trêmula em poucos corações, como lembrança rara. Esperamos que estas gravações possam trazer de volta alguns daqueles momentos mágicos, de tantos anos atrás. Vocês são nossos grandes heróis, também fazem parte desta história.
Ouça a entrevista com três dos produtores originais de Labirinto, realizada em São Paulo em 18 de Novembro de 2022 para conhecer um pouco mais sobre as origens do projeto, sua produção e o impacto na vida de seus criadores ao longo dos anos.
Saudações da equipe do Labirinto!